Projeto K do OP2019 Concluído

4717

Depois de um período de certa inatividade, decorrente do período de pandemia que atravessamos há já um ano e que nos obrigou a cancelar o OP2020, eis que temos mais novidades e damos a conhecer a conclusão de mais um Projeto Vencedor do OP2019, é o Projeto K -  Rota Pedestre BTM.

Agora, já poderemos percorrer os caminhos, os quais se encontram devidamente sinalizados, das três localidades desta bela Freguesia de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e ficar a conhecer um pouco melhor aquela freguesia, dado que são diversos os pontos de interesse que nos vão sendo dados a conhecer ao longo de todo o percurso.

4728      4723      4718

Apesar de todos, neste período, nos devermos manter o máximo possível resguardados, quando lhe apetecer fazer um pouco de exercício físico, percorra a pé a Rota BTM.

Bons passeios

Cancelamento OP2020

Por razões que se prendem com a prevenção e controlo da evolução da Covid-19 em Portugal e em Oliveira do Bairro em particular, a Câmara Municipal, na sua reunião de 30.04.2020, deliberou cancelar a 3.ª edição do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro agradece a colaboração e compreensão de todos os munícipes, lamentando os constrangimentos causados por esta medida, acreditando que todos compreenderão a necessidade comum de dar resposta a esta ameaça à saúde pública.

Quando “ficar tudo bem”, juntos, regressaremos mais fortes e iremos trabalhar nas tuas ideias “Porque todas as ideias contam. És tu que propões … És tu que decides”.

Enquanto isso não sucede, vai estando atento à evolução e concretização dos projetos contemplados nas edições anteriores.

facebook publicacoes 22marco

Projetos OP - Ponto de Situação

Estando já a decorrer a 3.ª edição do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, importa relembrar os Projetos das anteriores edições que já se encontram concluídos ou em fase de estudo/projeto/concurso.

Assim sendo, relativamente à 1.ª edição encontram-se já instalados os Espaços de Workout nas diferentes freguesias do Concelho:

IMG 5411 2413 IMG 5413

De igual forma, encontra-se concluída a requalificação da Escola Primária do Cercal

800kb

Já em fase de elaboração dos respetivos Estudos/Projetos encontramos os seguintes Projetos Vencedores das anteriores edições:

Requalificação do Espaço Urbano junto ao Mercado Municipal de Oliveira do Bairro (Levantamento e Projeto inicial já elaborado)

1

O projeto relacionado com a criação de uma Área de Serviço para Autocaravanas na freguesia da Palhaça (Projeto inicial já elaborado)

Area de servico Autocaravanas

Quanto aos restantes Projetos Vencedores da anterior edição, com vista à sua implementação/aquisição/execução, aqui fica o ponto de situação:

- Aquisição de Elevador Portátil destinado a Pessoas com Mobilidade Reduzida/Condicionada para as Piscinas Municipais (já em fase de concurso para a sua aquisição);

- Criação de Banco de Brinquedos Didáticos para Crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou Aprendizagem (encontra-se a ser efetuado o levantamento dos materiais mais indicados, em estreita cooperação com a Proponente e algumas entidades concelhias);

- Padel Oliveira do Bairro (encontra-se em fase de estudo e análise do local mais indicado para a instalação dos Campos de Padel);

- Rota Pedestre BTM (irá ser realizada reunião entre a Proponente e Técnicos Municipais);

Está atento porque iremos dar conhecimento do ponto de situação de todos os projetos, à medida que se forem desenvolvendo.

Alteração de Datas do OP2020

Tendo em atenção a implementação de medidas de caráter preventivo para prevenção e controlo do COVID-19 emanadas pelo Município de Oliveira do Bairro, designadamente por intermédio do Despacho Conjunto n.º 2 – Mandato 2017/2021, de 12 de março de 2020 e do Despacho Conjunto n.º 3 – Mandato 2017/2021, de 15 de março de 2020 e por forma a evitar a circulação e concentração de munícipes, foi suspensa a realização de qualquer sessão de esclarecimento no âmbito do Orçamento Participativo, que por norma decorreria nas Juntas de Freguesia.

Entendemos que, neste momento, a preocupação, o medo e a ansiedade são bloqueadores da criatividade, não permitindo que o pensamento seja libertado para outras atividades, designadamente e neste caso em concreto, a idealização de propostas no âmbito do Orçamento Participativo.

Por conseguinte, entendeu-se reequacionar a calendarização do Orçamento Participativo do ano de 2020.

Assim, as diferentes fases que compõem o ciclo do Orçamento Participativo do Município de Oliveira do Bairro para o ano de 2020, passarão a desenrolar-se nas seguintes datas/períodos:

1.º - Período de Registo dos Participantes: até 14 de setembro;

2.º - Submissão de Propostas: até 17 de maio;

3.º - Apresentação Pública das Propostas (nas 4 freguesias): 18 a 22 de maio;

4.º - Análise Técnica das Propostas: 25 de maio a 5 de junho;

5.º - Período de Audiência dos Interessados: 5 de junho a 19 de junho;

6.º - Divulgação Pública dos Projetos: 22 de junho a 26 de junho;

9.º - Votação nos Projetos: 29 de junho a 20 de setembro;

10.º - Apresentação Pública dos Projetos Financiados: 24 de setembro

facebook 23marco

OP2020 Na Comunicação Social

Para quem não teve a oportunidade de ler a notícia publicada no Jornal da Bairrada, na sua edição de 5 de março de 2020, aqui fica a mesma.

0084EDBEF83E200305153407 0001