Projeto A do OP2019 Concluído

No passado dia 1 de junho, dia mundial da criança, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro recebeu os primeiros conjuntos de Brinquedos Didáticos destinados a Crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou Aprendizagem.

Estes Brinquedos foram adquiridos pelo Município de Oliveira do Bairro, após a Proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro/2019, ter sido classificada em segundo lugar.

A proponente revelou ter ficado satisfeita por constatar que o seu Projeto já se encontra implementado e que aqueles materiais estejam ao dispor das crianças do Concelho de Oliveira do Bairro tão breve quanto possível (após a necessária catalogação), o que lhes permitirá, certamente, melhorar a sua aprendizagem e complementar as terapias educacionais. Disse igualmente, lamentar que a edição deste ano tivesse sido cancelada, dado que tinha mais ideias em mente para apresentar e fazendo votos para que na próxima edição sejam muitas as ideias apresentadas.

Assim, fica concluído mais um projeto vencedor contemplado pelo Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro

20200601 155850 reduced  20200601 160801 reduced

Cancelamento OP2020

Por razões que se prendem com a prevenção e controlo da evolução da Covid-19 em Portugal e em Oliveira do Bairro em particular, a Câmara Municipal, na sua reunião de 30.04.2020, deliberou cancelar a 3.ª edição do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro agradece a colaboração e compreensão de todos os munícipes, lamentando os constrangimentos causados por esta medida, acreditando que todos compreenderão a necessidade comum de dar resposta a esta ameaça à saúde pública.

Quando “ficar tudo bem”, juntos, regressaremos mais fortes e iremos trabalhar nas tuas ideias “Porque todas as ideias contam. És tu que propões … És tu que decides”.

Enquanto isso não sucede, vai estando atento à evolução e concretização dos projetos contemplados nas edições anteriores.

facebook publicacoes 22marco

Projetos OP - Ponto de Situação

Estando já a decorrer a 3.ª edição do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, importa relembrar os Projetos das anteriores edições que já se encontram concluídos ou em fase de estudo/projeto/concurso.

Assim sendo, relativamente à 1.ª edição encontram-se já instalados os Espaços de Workout nas diferentes freguesias do Concelho:

IMG 5411 2413 IMG 5413

De igual forma, encontra-se concluída a requalificação da Escola Primária do Cercal

800kb

Já em fase de elaboração dos respetivos Estudos/Projetos encontramos os seguintes Projetos Vencedores das anteriores edições:

Requalificação do Espaço Urbano junto ao Mercado Municipal de Oliveira do Bairro (Levantamento e Projeto inicial já elaborado)

1

O projeto relacionado com a criação de uma Área de Serviço para Autocaravanas na freguesia da Palhaça (Projeto inicial já elaborado)

Area de servico Autocaravanas

Quanto aos restantes Projetos Vencedores da anterior edição, com vista à sua implementação/aquisição/execução, aqui fica o ponto de situação:

- Aquisição de Elevador Portátil destinado a Pessoas com Mobilidade Reduzida/Condicionada para as Piscinas Municipais (já em fase de concurso para a sua aquisição);

- Criação de Banco de Brinquedos Didáticos para Crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou Aprendizagem (encontra-se a ser efetuado o levantamento dos materiais mais indicados, em estreita cooperação com a Proponente e algumas entidades concelhias);

- Padel Oliveira do Bairro (encontra-se em fase de estudo e análise do local mais indicado para a instalação dos Campos de Padel);

- Rota Pedestre BTM (irá ser realizada reunião entre a Proponente e Técnicos Municipais);

Está atento porque iremos dar conhecimento do ponto de situação de todos os projetos, à medida que se forem desenvolvendo.

Alteração de Datas do OP2020

Tendo em atenção a implementação de medidas de caráter preventivo para prevenção e controlo do COVID-19 emanadas pelo Município de Oliveira do Bairro, designadamente por intermédio do Despacho Conjunto n.º 2 – Mandato 2017/2021, de 12 de março de 2020 e do Despacho Conjunto n.º 3 – Mandato 2017/2021, de 15 de março de 2020 e por forma a evitar a circulação e concentração de munícipes, foi suspensa a realização de qualquer sessão de esclarecimento no âmbito do Orçamento Participativo, que por norma decorreria nas Juntas de Freguesia.

Entendemos que, neste momento, a preocupação, o medo e a ansiedade são bloqueadores da criatividade, não permitindo que o pensamento seja libertado para outras atividades, designadamente e neste caso em concreto, a idealização de propostas no âmbito do Orçamento Participativo.

Por conseguinte, entendeu-se reequacionar a calendarização do Orçamento Participativo do ano de 2020.

Assim, as diferentes fases que compõem o ciclo do Orçamento Participativo do Município de Oliveira do Bairro para o ano de 2020, passarão a desenrolar-se nas seguintes datas/períodos:

1.º - Período de Registo dos Participantes: até 14 de setembro;

2.º - Submissão de Propostas: até 17 de maio;

3.º - Apresentação Pública das Propostas (nas 4 freguesias): 18 a 22 de maio;

4.º - Análise Técnica das Propostas: 25 de maio a 5 de junho;

5.º - Período de Audiência dos Interessados: 5 de junho a 19 de junho;

6.º - Divulgação Pública dos Projetos: 22 de junho a 26 de junho;

9.º - Votação nos Projetos: 29 de junho a 20 de setembro;

10.º - Apresentação Pública dos Projetos Financiados: 24 de setembro

facebook 23marco

OP2020 Na Comunicação Social

Para quem não teve a oportunidade de ler a notícia publicada no Jornal da Bairrada, na sua edição de 5 de março de 2020, aqui fica a mesma.

0084EDBEF83E200305153407 0001