Terminou o período de submissão de propostas no âmbito da edição de 2023 do Orçamento Participativo (OP) de Oliveira do Bairro, com um total de 7 propostas apresentadas pelos munícipes.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o número de candidaturas apresentadas, "num valor global proposto de cerca de 800 mil euros", demonstra que "as pessoas continuam a acreditar na nossa missão e na capacidade do Orçamento Participativo de concretizar os seus projetos, que consideram ser de utilidade pública para o Concelho".
De recordar que a edição deste ano do OP, promovida pelo Município de Oliveira do Bairro, tem alocada uma verba global de 254 mil euros, a inserir no plano plurianual de investimentos de 2024 da Câmara Municipal.
A apresentação pública das propostas apresentadas, em áreas tão distintas como a da saúde, cultura, educação, espaço público, desporto e tempos livres, vai decorrer entre os dias 2 e 12 de maio, em todas as freguesias do Concelho. Os projetos que não forem apresentados pelos seus proponentes, ficarão, conforme dita o regulamento, excluídos da fase de análise, que já se encontra a decorrer, desde o dia 17 de abril.
Nesta fase, compete à Equipa de Análise Técnica verificar se cada uma das propostas apresentadas cumpre os requisitos regulamentares e legais, assim como, a sua viabilidade técnica. Num momento posterior, estes projetos são submetidos a um período de votação, a realizar entre os dias 13 de junho e 31 de julho.
A votação nas propostas pode ser realizada online, mediante o registo dos participantes na plataforma do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, disponível em op.cm-olb.pt, ou através de SMS, para o número 4902, com uma mensagem de texto a divulgar, não sendo, neste caso, necessária a inscrição dos votantes no site do OP.
Ainda de acordo com o calendário, a apresentação pública dos projetos financiados, no âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, vai realizar-se no dia 31 de agosto.
Para mais informação e/ou esclarecimento de dúvidas, os interessados devem entrar em contacto com a equipa responsável pelo projeto, através do e-mail op@cm-olb.pt.