Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é o OP?  imagem

Voltar a Renascer

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Data Submissão:

06-06-2022

Valor Estimado

28.000 €

Proponente: Mário Alves

A importância da desfibrilhação. Perante uma paragem cardiorrespiratória (PCR), cada minuto conta.

Está provado que a probabilidade de sobrevivência nestas situações diminui 10% por cada minuto que passa sem nada ser feito. Passados mais de 5 minutos, a probabilidade de sobrevivência é quase nula. O único tratamento eficaz aqui é a desfibrilhação eléctrica, que consiste na administração de choques eléctricos ao coração parado, possibilitando que o ritmo cardíaco volte ao normal. Salvar a vida de uma vítima de PCR em ambiente extra-hospitalar pode depender da existência de um aparelho de desfibrilhação nas imediações e da presença de alguém que o saiba utilizar.

Devido a todos estes fatores e de forma a proteger grande parte da comunidade escolar do concelho, pretende-se equipar todas as escolas a partir do 2º ciclo com dispositivos de Desfibrilhação Automática Externa - DAE.

Colocação de seis dispositivos de Desfibrilhação Automática Externa - DAE Sítios a colocar: - Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo (uma unidade); - Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo - Extensão Frei Gil (duas unidades) ; - Escola Básica Integrada Dr. Fernando Peixinho (uma unidade); - Escola Secundária de Oliveira do Bairro (uma unidade); - Instituto Profissional da Bairrada (uma unidade); O valor estimado é para a implementação a cinco anos (sem mais custos durante os 5 anos).